62% das Pequenas Empresas reconhecem: Digitalização é fundamental

InfraPrime fala sobre estudo da CISCO que demonstra que 62% das pequenas empresas brasileiras veem a digitalização como fundamental. Imagem: Karolina Grabowska no Pexels.

62% das Pequenas Empresas reconhecem: Digitalização é fundamental

Nessa semana que o foco está nas pequenas e médias empresas, um estudo da CISCO concluiu que o Brasil ainda está bem atrás no conceito chamado de “Maturidade Digital”. As pequenas empresas que querem sobreviver precisam agilizar esse processo, e muitas já reconhecem a importância da Digitalização.

O conceito de “Maturidade Digital”

A “Maturidade Digital” é um termo usado há algum tempo por diversas consultorias para medir a aderência das empresas às soluções digitais. Isso significa o quanto os processos, comunicação, documentação, operação de uma organização fazem uso de tecnologias.

O cenário Brasileiro

O estudo da CISCO envolveu empresas de diversos países e constatou que 51% das empresas brasileiras estão no grau inicial de maturidade, chamado de “Digital Indifferent” – algo como “indiferentes a digitalização”. E estas são as que mais enfrentaram dificuldades nos últimos dois anos.

No entanto, o grupo de pequenas empresas com maior Maturidade Digital confirmou: houve ganho de vantagem competitiva graças a adoção de tecnologias (como gestão de redes, monitoramento, vendas online e outras). Ainda, 62% das empresas reconhecem que a digitalização dos negócios foi fundamental para a sobrevivência.

O que fazer para se transformar digitalmente?

No estudo, o que ainda atrapalha as empresas é: a resistência cultural a mudanças (18%), falta de talentos dentro da empresa (17%) e a ausência de tecnologias necessárias para tornar a digitalização realidade (12%). E mesmo com essa resistência, muitos empreendedores (44%) pretendem adquirir soluções digitais nos próximos 18 meses – já que o mercado de PMEs deve acrescentar US$ 2,3 Trilhões ao PIB mundial até 2024.

Uma forma de acelerar o processo – e tornar esses desafios mais fáceis – é a terceirização da infraestrutura de TI. Assim, as pequenas empresas não precisam investir tempo e recursos próprios para transformar seus processos e seu parque tecnológico. Converse com a equipe da InfraPrime, veja como podemos ajudar.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.