A constante mudança legal causada pela pandemia

A InfraPrime vê as constantes mudanças legais como um desafio para empresas e oferece soluções. Imagem: Javier Allegue Barros no Unspash.

A constante mudança legal causada pela pandemia

Muito se fala na internet e nas redes sociais sobre o quanto a pandemia foi um “acelerador de futuros”. A prova disso é que as empresas estão inseridas agora em um ambiente competitivo repleto ainda mais de mudanças legais. No entanto, muitas estão encontrando formas de navegar pelas incertezas e conseguir extrair inovação e negócios deste período.

Um dos exemplos que damos é a questão de adaptabilidade a leis que afetam a forma de trabalho desde março de 2020. Palavras como teletrabalho, home office e trabalhar de casa passaram de algo teórico a necessidade imediata. E isso altera em muito a forma de gerenciar equipes, de proteger seus dados e manter produtividade.

Um exemplo: a Lei nº 14.151/2021

Um exemplo, em maio de 2021 a Lei nº 14.151/2021 estabeleceu afastamento obrigatório de atividades presenciais para grávidas, isso criou duas preocupações para empresários e líderes de equipe: “qual é o custo e investimento para criar uma estrutura segura de TI para absorver esse impacto?” e “Qual será a vigência de uma lei como essa?”.

Mais importante: há outros grupos de risco que podem adquirir direitos similares. A segurança dos colaboradores é essencial, assim como a de continuidade do seu negócio também.

Algumas sugestões de solução

Encontrar saídas para o impacto dessas mudanças legais é pauta de muitos decisores. Uma delas, de curto prazo, é recorrer a medidas provisórias como a nº 1.046, de 27 de abril de 2021, que antecipa as férias individuais, banco de horas, antecipação de feriados etc. No entanto, são soluções que vão apenas ganhar algum tempo sobre “o que a sua empresa realmente precisa fazer”.

Para não se preocupar com a legislação

Outra solução encontrada pelas empresas para lidar com o período de constante mutação da legislação é criar uma infraestrutura tecnológica que se adapte de forma rápida e fácil a mudanças legais.

No entanto, dependendo do tamanho da empresa, o processo de desenvolver uma infraestrutura de TI internamente para atender as necessidades “híbridas legais” do mercado – e efetuar mudanças o tempo todo por causa delas – pode ser custoso. Dedicar tempo da sua equipe a essa preocupação afasta sua empresa do seu real propósito.

Muitas vezes a solução é terceirizar grande parte das atividades de TI, prática cada vez mais comum no mercado. Converse com a nossa equipe para saber um pouco mais sobre os ganhos em terceirização de TI.