Inovação empresarial, o que as PMEs farão e como a tecnologia ajudará nessa retomada econômica?

INOVAÇÃO EMPRESARIAL, O QUE AS PMES FARÃO E COMO A TECNOLOGIA AJUDARÁ NESSA RETOMADA ECONÔMICA

Inovação empresarial, o que as PMEs farão e como a tecnologia ajudará nessa retomada econômica?

Em um cenário de crise apenas a inovação empresarial pode ser a solução para que PMEs retomem suas atividades econômicas com o mínimo de prejuízo. Porém, como esta retomada seria possível diante de um cenário que desafia desde as empresas locais até as de abrangência globais?

Certamente que a tecnologia deverá ser a ferramenta útil e necessária para atingir esse objetivo. Em outras palavras, é preciso uma transformação digital, o que significa uma inovação empresarial nas PMEs. Neste post vamos tratar de detalhes indispensáveis para a sua empresa, leia e siga o passo a passo na prática! 

Inovação empresarial: o que as empresas farão para sobreviver no pós-crise? 

Segundo análise dos resultados do estudo “Respostas à COVID-19 a partir da ciência, inovação e desenvolvimento produtivo” produzido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), As Pequenas e médias empresas deverão fazer uso de um sistema inovador que gere uma transformação digital. 

De fato, com a crise, muitas empresas foram obrigadas a realizar o teletrabalho para continuar ativas suas vendas e toda a gestão empresarial. Porém, grande parte das organizações empresárias do nicho tradicional ainda não possuem maturidade digital e, portanto, carecem da implantação urgente de sistemas tecnológicos sob pena de serem obrigadas a abandonar o mercado. 

Então o BID sugeriu em estudo duas importantes medidas para as PMEs adotarem na retomada econômica: 

1. Adotar a tecnologia 

A adoção implica em adquirir software, aplicativos e Sistemas digitais e todo o aparato técnico e tecnológico, como hardware e pessoal especializado. Sobretudo essa adoção é indispensável e até podemos dizer, obrigatória nos dias de hoje.

Certamente, é ideal que a adoção tecnológica ocorra nesse exato momento de transição entre a crise e a superação, de modo que a retomada econômica ocorra já com a empresa remodelada digitalmente. De fato, as empresas que adotarem a transformação tecnológica o quanto antes se destacarão no mercado em que atuam.  

Atualmente, podemos ver muitas empresas adotando o uso de estratégias inovadoras como o Delivery, para entregar produtos em domicílio, o e-commerce que é o comércio eletrônico também está cada vez maior.

O Uso de Webinar e lives já não é tão desprezado como anteriormente. Aliás, podemos citar estatísticas:

Com crescimento de 18%, e-commerce deve movimentar R$ 106 bi em 2020, estima ABComm. O faturamento do e-commerce brasileiro deve movimentar R$ 106 bilhões em 2020, segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A cifra representa um crescimento de 18% sobre o ano anterior.17 de fev. de 2020. (Fonte: E-commerce Brasil)

2. Extensão digital 

A inovação empresarial que implica numa transformação digital se estende as consultorias e assessorias. Essas são necessárias no acompanhamento das mudanças empresariais. 

A ideia é intervir com pessoal especializado de modo a utilizar com a máxima eficiência o potencial das ferramentas digitais. Utilizando softwares de gestão empresarial como ERP, CMS e outros.

E não podemos negar que existe uma complexidade na utilização desses equipamentos e uma gestão de TI completa é a solução para essa dificuldade que existe na maioria das empresas!

Como a tecnologia ajudará na retomada econômica? 

Verifica-se que a tecnologia incrementará uma transformação digital na PME capaz de gerar mudanças que garantirão estabilidade as empresas, tais quais:

1. Redução de custos 

Durante a crise e em momento de retomada econômica, certamente que a redução de custo empresarial é foco para as PMEs. E uma excelente forma de alcançar esse objetivo é automatizando os processos comuns da empresa. 

Com um sistema de gestão empresarial onde atividades e colaboradores integram-se com clientes, ocorre naturalmente uma redução de custo sem reduzir a qualidade. 

2. Produtividade em continuidade 

A produtividade continuará sem perda da qualidade, uma vez que a tecnologia garante que colaboradores continuem desenvolvendo suas atividades utilizando ferramentas capazes de aumentar as perspectivas de crescimento. 

Isso ocorre porque não haverá redução na produção, e a solução será entregue em prazo hábil a seus clientes. 

3. Comunicação entre colaboradores 

Utilizando de um sistema de gestão empresarial, sua empresa estará conectada online, o que facilitará a comunicação entre os colaboradores. 

Com garantia de acessar remotamente os processos empresariais, certamente que os grandes beneficiários serão a empresa e os clientes. 

O que acontece é um aceleramento das atividades, sendo que elas poderão ser desenvolvidas até mesmo de casa. 

4. Relação eficiente com a clientela 

Em tempos de crise, as PMEs enfrentam grandes dificuldades em manter o relacionamento com os clientes. Porém, mesmo diante de tamanha dificuldade, a tecnologia apresenta soluções eficientes, baratas e fáceis de utilizar. 

Certamente que disponibilizar canais de comunicação, como os famosos chatbots, são atitudes essenciais que geram redução de custo e mantém ativa a relação entre empresa e cliente. 

5. Ganho de tempo 

Uma das grandes vantagens da utilização da tecnologia na retomada econômica é justamente o ganho de tempo que a empresa e colaboradores terão. 

Considerando que houve perdas ao longo da crise, isso porque algumas empresas fecharam suas portas temporariamente, certamente que agora na retomada tudo que for possível para ganhar tempo é considerado essencial. 

Observe que os processos com uso de ferramentas tecnológicas dispensam o trabalho humano manual, isso sem comprometer o trabalho do colaborador e o resultado a ser obtido. 

Na verdade, com as ferramentas o colaborador terá, em prazo ágil, uma visão geral do projeto e suas implicâncias. Isso facilita em tomar medidas mais rápidas que implicam positivamente em ganho de tempo. 

Este é o momento para seguir a inovação empresarial! 

Como bem nos lembrou o estudo realizado pelo BID, o momento ideal para inovação empresarial com uso da tecnologia é agora para que quando ocorrer a retomada econômica, a empresa já esteja adaptada a transformação digital. 

Destaca-se que a empresa que adota tecnologia está muito mais preparada para as intempéries do mercado, como crises econômicas e sanitárias, tal qual a do novo corona vírus. 

Isso porque a tecnologia é uma ferramenta que desafia os problemas comuns do mercado ao permitir que os trabalhos continuem e que a solução seja levada aos clientes. 

Por esta razão, não é demais afirmar que as empresas ao utilizarem a tecnologia na retomada econômica, ou seja, ao oferecerem soluções de inovação empresarial se tornarão estáveis mais rapidamente no pós-crise.

Porém, o mais importante, inovar sozinho é quase impossível! As maiores organizações possuem empresas parceiras que auxiliam em toda a gestão empresarial e principalmente na gestão tecnológica que se torna complexa com tantas opções, softwares, processos e etc.

A transformação tecnológica é uma questão de sobrevivência para empresas! De fato, se uma empresa não inova o concorrente chega na frente e as mudanças são rápidas. Porém não podemos ficar reféns pensando nas dificuldades operacionais de sistemas. Certamente, precisamos de suporte remoto e rápido para solucionar todos os problemas, efetuar manutenções e muito mais.

Como está a inovação empresarial na sua empresa? Continue acompanhando nosso conteúdo. Conte conosco para identificarmos suas necessidades e aplicarmos nossas soluções!

Nenhum Comentário

Envie um Comentário