30 ago Saiba como melhorar o aumento da performance dos sistemas
Melhore a velocidade, escalabilidade e confiabilidade dos seus sistemas. Saiba como otimizar a performance impacta positivamente
A performance de um sistema impacta diretamente na experiência do usuário, produtividade e competitividade das empresas. Por exemplo, a Amazon, um dos maiores varejistas on-line do mundo, investe constantemente em infraestrutura e otimização de seus sistemas.
Com isso, os clientes podem encontrar os produtos desejados rapidamente, finalizar suas compras com facilidade e receber seus pedidos no prazo. Por outro lado, uma falha nos sistemas da Amazon pode levar a queda nas vendas, perda de clientes e danos à sua reputação.
A mesma lógica se aplica a outras empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Então, quer entender mais detalhes sobre a performance de um sistema? Continue conosco e confira:
- O que é a performance de um sistema?
- Qual é a importância da performance de um sistema?
- Como melhorar o aumento da performance dos sistemas?
O que é a performance de um sistema?
A performance de um sistema refere-se à eficiência com que ele executa suas funções e atinge seus objetivos. Em termos simples, é o quão bem e rápido um sistema cumpre suas tarefas.
Para entender melhor, pense no funcionamento de um carro: quanto mais rápido e suave ele anda, melhor é seu desempenho. Da mesma forma, um sistema de computador, por exemplo, que responde rápido, processa bem as informações e opera ininterruptamente é considerado de alto rendimento.
Em termos mais técnicos, a performance de um sistema está relacionada a diversos fatores, como:
- velocidade – o tempo que um sistema leva para responder a uma solicitação, como abrir um arquivo ou carregar uma página da web;
- responsividade – a capacidade do sistema de reagir rapidamente às ações do usuário;
- capacidade – a quantidade de trabalho que um sistema pode realizar simultaneamente, como processar várias tarefas ou atender a muitos usuários;
- estabilidade – a habilidade do sistema de funcionar sem interrupções ou falhas.
Qual é a importância da performance de um sistema?
A importância da performance de um sistema está em garantir que ele funcione de maneira eficiente, atendendo às necessidades dos usuários e objetivos da empresa. A seguir, entenda detalhadamente:
Experiência do usuário
Um sistema com bom desempenho garante uma experiência positiva para o usuário, que se sente mais satisfeito ao utilizar um sistema rápido e responsivo. Por exemplo, imagine dois e-commerces.
Em um deles as páginas carregam rapidamente, a busca funciona de forma eficiente e o processo de compra é intuitivo. No outro e-commerce, os usuários têm dificuldades para navegar, as páginas demoram a carregar e o processo de compra é confuso e demorado.
Nesse cenário, o primeiro e-commerce, com alto desempenho, tem muito mais chances de converter visitantes em clientes e fidelizar sua base de consumidores.
Redução de custos
Um sistema com boa performance pode reduzir custos com manutenção e suporte, pois é menos propenso a falhas e problemas. Por exemplo, sabe aquele computador que trava constantemente, precisa de reinicializações frequentes e apresenta erros inesperados?
A manutenção desse tipo de equipamento exige muito tempo e recursos. Isso é necessário para identificar e solucionar os problemas, instalar atualizações e patches de segurança. Por outro lado, um sistema moderno e com bom desempenho é mais estável, tem maior vida útil e oferece mais segurança.
Reputação da marca
Um sistema lento ou instável pode prejudicar a reputação de uma marca, pois os usuários associam a empresa a uma experiência negativa. Inclusive, essa percepção costuma ser compartilhada para outras pessoas por meio de suas redes sociais, Reclame Aqui e conversas com amigos e familiares.
Então, essa propagação negativa pode gerar um efeito dominó, afastando novos clientes e prejudicando a imagem da marca no mercado. Afinal, 73% dos consumidores on-line avaliam a reputação corporativa como principal requisito para fechar negócio.
Como melhorar o aumento da performance dos sistemas?
Para melhorar a performance dos sistemas, adote uma abordagem estratégica que envolva a otimização de vários aspectos da infraestrutura de TI. Aqui estão algumas medidas práticas:
Gestão de redes
Ao monitorar proativamente sua rede, é possível identificar e resolver problemas antes que impactem a performance dos sistemas. É o caso de gargalos de rede, como congestionamento de tráfego, falhas em equipamentos e configurações incorretas.
Por exemplo, o Facebook, Instagram e WhatsApp — todas as plataformas pertencentes à Meta —- sofreram uma interrupção global que durou horas, em outubro de 2021. Com isso, bilhões de usuários em todo o mundo ficaram impossibilitados de acessar essas redes sociais.
A causa do problema foi uma falha nas atualizações do Protocolo de Porta de Entrada (BGP), que desconectou as pessoas das plataformas. Diante disso, uma das lições deixadas foi a importância de ter processos rigorosos para gerenciar as configurações de rede.
Monitoramento de redes
Com ferramentas avançadas, a sua empresa obtém insights em tempo real sobre o desempenho da rede, permitindo ajustes precisos. Por exemplo, imagine se a Meta soubesse em tempo real da crescente carga em um determinado servidor antes da falha de configuração.
Ela poderia ter alocado mais recursos para esse servidor, prevenindo a sobrecarga e a consequente interrupção em larga escala. Da mesma forma, sua corporação poderia se beneficiar de um monitoramento proativo da rede para evitar paradas e garantir a melhor experiência para seus usuários.
Redes sem-fio
Uma rede sem fio estável e eficiente é fundamental para a performance dos dispositivos móveis e a produtividade dos colaboradores. Isso porque ela assegura uma conexão contínua e de alta velocidade, possibilitando que os usuários acessem dados, aplicativos e serviços de forma rápida e confiável.
Por exemplo, a comunicação entre os colaboradores se torna mais fluida, facilitando a troca de informações e a realização de trabalhos em equipe. Afinal, ferramentas de colaboração on-line, como videoconferências e compartilhamento de arquivos, funcionam de forma mais eficiente em redes sem-fio.
Cloud
A migração para a nuvem pode otimizar a performance e escalabilidade dos sistemas, além de reduzir custos. A explicação é que a nuvem oferece uma infraestrutura flexível e escalável, onde os recursos computacionais podem ser alocados e ajustados dinamicamente conforme a demanda.
Ou seja, a nuvem funciona como um serviço de aluguel de computadores, onde você paga apenas pelo que usa, entende?
Gestão de banco de dados
Um banco de dados bem otimizado é importante para o desempenho de qualquer aplicação. Isso porque ele garante que os dados sejam armazenados, recuperados e processados de forma eficiente.
Esses benefícios impactam diretamente a velocidade, a escalabilidade e a confiabilidade das aplicações que o utilizam.
Em outras palavras, um banco de dados bem otimizado é como uma biblioteca bem organizada. Encontrar um livro (dado) específico é rápido e fácil, e a biblioteca (banco de dados) pode crescer e se adaptar às novas necessidades mantendo a eficiência.
Aumente a performance dos sistemas com as soluções da InfraPrime
A alta performance dos sistemas é a base para qualquer negócio de sucesso. Afinal, ao adotar as melhores práticas de otimização, você garante que seus sistemas sejam rápidos, confiáveis e escaláveis.
Então, deseja aumentar a performance dos sistemas da sua empresa? Oferecemos soluções personalizadas — como cloud, redes sem-fio, gestão de redes etc. — que criam sistemas mais rápidos, escaláveis e confiáveis. Acesse o nosso site e saiba mais detalhes!