29 jul O novo normal que tanto falam e a tecnologia cada vez mais presente.
Desde que o mundo é mundo a humanidade vem enfrentando diferentes adversidades, sendo doenças, guerras e a tecnologia sempre impulsionou ativamente as soluções. Por isso sempre nos adaptamos e prova disso é que estamos aqui, mesmo diante um novo vírus, altamente contagioso, o COVID-19.
Como consequência, em poucas semanas, meses, o mundo mudou e a vida de muitas pessoas foi totalmente alterada. Muitos de nós cancelamos desde encontros de negócios, sociais, até familiares.
Pessoas e empresas mudaram.
Várias famílias passaram a estocar alimentos e outros itens essenciais. Reservas de viagens foram canceladas e alguns sonhos precisaram ser abandonados (mesmo que temporariamente). Empresas fecharam, muitas se remodelaram, pessoas perderam seus empregos e um número grande de profissionais de diferentes áreas, precisaram transformar suas casas em escritório.
Podemos citar a Petrobrás, que desde março, mandou para casa até 90% de seus 21 mil funcionários da área administrativa, de forma a conter a disseminação do novo coronavírus.
O mundo transformou-se e isolou-se numa velocidade nunca vista e todos com acesso a tecnologia tiveram melhores chances.
Governos e organizações não governamentais, a própria sociedade, assim como indústrias/empresas/comércio de todos os tamanhos e segmentos e os mais diversos profissionais têm feito esforços significativos e buscam soluções para adaptar-se e tentar minimizar os impactos econômicos.
Soluções tecnológicas mais presentes.
Nesse cenário, as tecnologias têm se mostrado ainda mais importantes do que normalmente foram.
São aliadas necessárias para essas situações inéditas, seja para amenizar as distâncias familiares causadas pelo isolamento. Dando a continuidade aos ensinos de todos os níveis, o EAD (ensino a distância) e para os negócios.
O trabalho feito também a distância, o “tão” falado (mais do que nunca) home office e de mãos dadas a ele, as reuniões por videoconferência. Afinal não somos ilhas na vida pessoal e menos ainda na profissional.
Sempre existirá necessidade de trabalhos em grupos, separados ou não por visões/aptidões interdisciplinares e cadeias de comando.
Segundo pesquisa da Credence Research (2019) aponta que a videoconferência é uma das soluções de comunicação que mais cresce no mundo. Segundo o estudo, deve movimentar mais de US$ 7 bilhões até 2022. Hoje, este mercado movimenta mais de US$ 4 bilhões globais.
Essa tecnologia tem permitido redução de custos para as empresas, desde a diminuição de viagens para reuniões em outras cidades, estados ou países.
Estende-se também na oferta de treinamentos e cursos à distância, entre outros benefícios.
Quais as mudanças tecnológicas ?
Estamos acompanhando um crescimento de dados e tráfego por novos canais. Por isso uma das consequências que a pandemia trouxe para as empresas é aprender a selecionar quais são essas tecnologias. Dessa forma, identificando quais atendem melhor essas novas demandas e como administrar a infraestrutura.
Escutamos a todo momento que estamos vivendo um “novo normal” e em certos aspectos independente da opinião de cada um de nós, não só é verdade, como é um caminho sem volta.
Principalmente na questão do trabalho remoto que, deverá seguir crescendo em número de empresas adeptas, profissionais, parcerias, terceirizações de mão de obra/serviços, bem como o uso de ferramentas colaborativas para acomodar tudo isso.
A própria Petrobrás que citamos acima nesse texto, está entre as primeiras empresas de energia a planejar uma migração ampla e “permanente” para o trabalho remoto.
Não importa o tamanho da sua empresa, temos as soluções.
Definitivamente, ferramentas colaborativas nunca foram tão usadas. Algumas empresas não as utilizavam, outras até já eram usuárias, contudo não no nível em que nos encontramos hoje.
Para as empresas que não podem parar e que necessitam de ferramentas que as tornem mais competitivas e melhor posicionadas perante seus clientes é que a InfraPrime surge como uma excelente alternativa, trabalhando com tecnologia avançada para todos os níveis.
Cada cliente conta com um time de especialistas, focando em estratégias de otimização de TI para cada tipo de negócio. Dessa forma, sua empresa é ranqueada em posição de destaque em relação aos seus concorrentes.
Claro que surgirão muitas outras necessidades no caminho que estamos trilhando, mas como resilientes que somos, é certeza que mais uma vez nos adaptaremos. E para as questões de TI, existe a InfraPrime. Faça um contato conosco.