Por que um inventário de ativos é importante para a segurança?

Por que um inventário de ativos é importante para a segurança?

Levantamento de todos os bens de uma empresa é tarefa importante para diferentes áreas e visões corporativas. Auxilia, por exemplo, no levantamento de custos, de valores ou de despesas. Na área de TI, além de entregar estas informações, o inventário de ativos garante a segurança das informações que a organização manipula, seja sobre o negócio em si ou de seus clientes.

Já falamos neste espaço sobre a importância de se zelar pela segurança neste momento de forte aceleração das ameaças cibernéticas e para que a empresa fique longe das reclamações pautadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para ficar apenas nestes dois exemplos. Agora listamos a importância de se manter o inventário de TI atualizado, principalmente porque este documento nos permite gerenciar as atualizações dos sistemas, evitando também gastos inesperados.

Os inventários de ativos são mais do que apenas uma planilha para rastrear seu hardware. De acordo com a HIPAA Security Rule Crosswalk to NIST, o gerenciamento de ativos permite que “a organização atinja os objetivos de negócios que são identificados e gerenciados de acordo com sua importância relativa para os objetivos de negócios e a estratégia de risco da organização.” Além disso, o Padrão de segurança de dados da indústria de cartões de pagamento (PCI DSS) exige que um inventário dos componentes do sistema (PCI Req. 2.4: Lista de inventário completa) seja mantido. Hoje vamos abordar a importância de um inventário de ativos no que se refere à segurança de sua empresa para ajudar a lançar alguma luz sobre este elemento fundamental de um programa de segurança.

Estoque de ativos para gerenciamento de risco

Você não pode proteger o que você não sabe que tem. Talvez isso pareça óbvio, mas se você não tiver um inventário de ativos ou se seu inventário de ativos for gerenciado e mantido atualizado, você corre o risco de não saber o que está conectado à sua rede. A capacidade de rastrear e auditar seu inventário é um requisito básico para a maioria dos padrões de segurança, incluindo o CIS Top 20, HIPAA e PCI. Todos esses padrões têm um elemento de avaliação de risco que também é exigido das organizações. E se você realizar uma avaliação de risco documentada, precisará entender suas ameaças, vulnerabilidades e ativos.

Muitas empresas que começam como pequenas lojas podem pensar que isso é tolice, porque elas têm apenas algumas coisas para controlar, como algumas estações de trabalho, uma impressora etc. No entanto, conforme a empresa começa a crescer, o número de terminais também cresce e pode ser facilmente esquecido. Em vez de tentar recuperar o atraso, o que pode ser muito difícil e demorado de uma perspectiva técnica, levantar um estoque de ativos no estágio mais inicial possível garante que haja um processo para rastrear e gerenciar o estoque para mitigar os riscos no futuro.

Estoque de ativos para operações comerciais

Ter um inventário de ativos preciso e atualizado também garante que sua empresa possa acompanhar o tipo e a idade do hardware em uso. Ao manter o controle dessas informações, você será mais facilmente capaz de identificar lacunas de tecnologia e ciclos de atualização. Conforme os sistemas começam a envelhecer, eles correm o risco de perder o suporte do fabricante, apresentando um risco de segurança para a sua organização como um todo. O software sem suporte não está mais recebendo atualizações do fabricante e provavelmente nem reconhece as novas vulnerabilidades descobertas, muito menos corrigindo-as.

Por fim, porém não menos importante, um inventário de ativos é um elemento fundamental de seu programa de segurança que pode melhorar sua postura de segurança. Ajuda a mitigar riscos e garantir que as operações de negócios ocorram sem problemas. Um inventário de ativos pode ser tão simples quanto uma planilha do Excel que rastreia cada peça de hardware (mais importante o que está conectado à sua rede ou armazenando seus dados), a data em que foi colocado em serviço, número de série e uma breve descrição / justificativa comercial.

Conforme sua empresa cresce, você pode usar esses dados para tomar decisões inteligentes relacionadas à tecnologia e à segurança. O importante é começar e consolidar a cultura de manter o inventário de ativos de TI atualizados. Na InfraPrime, temos uma metodologia já testada para produzir e monitorar os seus ativos, além de garantir o pleno funcionamento de toda a infraestrutura de TI, garantido paradas programadas para manutenção e um suporte em tempo real que evita longos tempos de inatividade, o que gera prejuízo aos negócios. Fale com a nossa equipe. 

Nenhum Comentário

Envie um Comentário