OECD: Brasil tem Transformação Digital acima da média da América Latina, mas ainda há um longo caminho.

Infraprime comenta relatório da OCDE que põe Brasil como primeiro colocado da América Latina em Transformação Digital. Imagem: Adrien Olichon no Pexels.

OECD: Brasil tem Transformação Digital acima da média da América Latina, mas ainda há um longo caminho.

O Brasil avança mais que a América Latina e Caribenha em transformação digital. Indicadores mostram um avanço em todas as áreas da digitalização da economia brasileira – tanto privada quanto pública – mas ainda estão abaixo da média global em relatório divulgado pela OECD (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), que comparou o potencial de Transformação Digital do Brasil desde a década passada (2008-2018).

Quem é a OECD?

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico é formada por 138 países signatários há mais de 60 anos e sugere práticas e políticas com o objetivo de criar oportunidades iguais e bem estar para todos. A sua atuação se dá através de órgãos governamentais e diversos institutos de pesquisa e análise de dados sociais, econômicos e ambientais.

O Digital e o Brasil

A OECD divulgou em seu relatório os seguintes indicadores, apontando nos quais o Brasil avançou na última década (de 2008 a 2018). Mesmo abaixo da média geral da OECD, ainda apresentou crescimento maior que seus vizinhos latinos nos seguintes temas:

  • Aprimorar conectividade.
  • Fortalecer o uso efetivo de conectividade.
  • Permitir inovação digital.
  • Garantir mais posições de trabalho.
  • Promover inclusão digital.
  • Fortalecer confiança governamental.
  • Favorecer a abertura de mercado.

Principal desafio: A qualidade da Banda Larga Brasileira

Para a OECD, um dos fatores mais críticos – não só para o Brasil, mas para qualquer país – é a performance real da conexão banda larga. Ela é crítica para que governo, consumidores, reguladores e empresas conquistem seus objetivos. Para a OECD, indicadores de infraestrutura tecnológica moderna e bem monitorada garantem a experiência do consumidor. Com tecnologias como a 5G, a realidade aumentada e virtual despontando nessa década, fica ainda mais urgente essa questão: a velocidade média da banda larga brasileira está em torno de 0.5Mbits/s enquanto a média global é de 27.7Mbits/s.

Como minimizar esse problema nos negócios?

Parte da resolução do problema está em cobrar agilidade das instituições governamentais nos projetos de infraestrutura tecnológica. Em paralelo, empresas podem se proteger e fazer bom uso da capacidade instalada através de serviços de monitoramento de rede, soluções que impedem problemas de conectividade e TI antes que eles ocorram. Adotar a empresas especializadas na gestão da TI e da banda larga da sua empresa – mesmo com colaboradores em home office – contribui para a produtividade e a experiência do seu cliente. Saiba mais sobre isso, fale com a gente

Estratégias de TI proativas reduzem problemas e prejuízos.
Conheça os pacotes e soluções da InfraPrime.

Faça um orçamento com nossa equipe e veja as vantagens.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.