Os maiores desafios para os responsáveis de TI em 2021

Infraprime comenta sobre os maiores desafios para a TI em 2021 e como superá-los. Imagem: Serg Antonov on Unsplash.

Os maiores desafios para os responsáveis de TI em 2021

Ao longo de 2020, as atividades e os responsáveis pela TI das empresas se tornaram foco da atenção. De uma hora para outra as formas de proteger, lidar com problemas e realizar um monitoramento eficiente mudaram completamente. O responsável pela TI que sempre deve manter todos conectados, também precisa garantir isso em qualquer local e ainda mais seguro.

Atualmente, é exigido da TI um serviço entregue diariamente de forma eficiente e proativa, resultando em melhorias no negócio que impactam a avaliação que seu cliente faz da empresa. E, atualmente, existem 7 desafios na TI que devem ser superados para manter sua eficiência. Veja:

Cibersegurança

De acordo com a consultora VMware Carbon Black, 91% das empresas globais reportaram aumento no cibercrime e na sofisticação dos tipos de golpe. Com o aumento da carga de trabalho recente, pode ser difícil para o responsável pela TI lidar com as novas variantes de ameaças. A resposta está em soluções SIEM (Gerenciamento de Eventos e Segurança da Informação).

Nível profissional

A variedade e a velocidade no aparecimento de novas tecnologias criaram uma espécie de lacuna no nível profissional requerido. Para o responsável pela TI pode ser difícil encontrar pessoal especializado e constantemente atualizado em todos os ângulos necessários para gerenciar qualquer ocorrência. E reter profissionais com todo o conhecimento necessário pode trazer custos trabalhistas elevados para a empresa.

Tecnologia de Nuvem

Configuração e licenciamento de tecnologia em nuvem na medida certa para o negócio, pode se tornar um desafio confuso e complexo para empresas. A adoção do cloud Computing aumentou 33% só em 2020 e cuidados devem ser tomados no dimensionamento deste tipo de solução para evitar gastos excessivos desnecessários.

Transformação Digital

Um termo ainda visto como confuso ou impreciso por muitas empresas, basicamente significa a adoção de tecnologias que tragam uma melhor experiência para o cliente em 2021. Um dos maiores desafios é a compreensão de como a TI tem um papel vantajoso na mudança de cultura ao adotar a transformação digital.

Gestão de dispositivos móveis (MDM)

Enquanto cresce a política BYOD (bring your own device) por causa de sua redução em custos – e devido a explosão do home office em 2020 – o responsável de TI deve conter a multiplicação de Malwares, perda de dispositivos, vazamento de dados. As respostas são: políticas fortes de segurança e sistemas de gestão e controle desses dispositivos.

Gestão de Dados

Quanto mais dispositivos, maior o fluxo de dados e o monitoramento necessário. O desenvolvimento de políticas de governança de dados, ativos e riscos devem ser elaboradas com ajuda do seu especialista em TI.

Outsourcing

O outsourcing em TI pode ser a resposta para a resolução de diversos dos desafios acima. Ao oferecer um leque de profissionais já estabelecidos com as tecnologias as lacunas de skills são eliminadas, bem como o acompanhamento das maiores tendências em cibersegurança e tecnologia. A adoção de parceiros deve levar em conta a confiabilidade, responsabilidade e segurança.

Para os responsáveis por TI dentro das empresas, o ano de 2021 representa uma sobrecarga de tarefas que pode comprometer a performance da sua empresa, por isso, escolha parceiros em Terceirização de TI como a InfraPrime, fale conosco para saber mais.

Estratégias de TI proativas reduzem problemas e prejuízos.
Conheça os pacotes e soluções da InfraPrime.

Faça um orçamento com nossa equipe e veja as vantagens.