PRONTO PARA ESCALAR? AS VANTAGENS DE IMPLEMENTAR A COMPUTAÇÃO EM NUVEM

PRONTO PARA ESCALAR? AS VANTAGENS DE IMPLEMENTAR A COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Empreendedores inteligentes constroem seus negócios em escala. Eles antecipam o crescimento antes que aconteça. Conforme uma empresa cresce, manter uma infraestrutura de tecnologia é complexo e caro. Erros não apenas podem causar a perda de clientes, mas também prejudicar sua reputação e credibilidade.

Em setores como finanças ou seguros, uma violação de segurança ou queda de servidor pode literalmente levar a empresa à falência da noite para o dia. Estes desafios são a razão pela qual escolher um serviço em nuvem antecipadamente pode ser tão vantajoso.

Muitas pessoas falam sobre computação em nuvem sem perceber que o conceito existe há mais de meio século. Um tecnólogo chamado J.C.R. Licklider defendeu sua visão enquanto trabalhava para a Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPANET) em 1969. Ele imaginou a computação em grade que permitiria a todos o acesso a recursos de computação como um utilitário. As empresas pagariam pelo poder de computação. Uma realidade que só recentemente foi possível para o mercado mais amplo, à medida que a largura de banda da internet amadureceu e os provedores de tecnologia se articularam para oferecer uma miríade de aplicativos por meio da nuvem.

Em 2002, a Amazon Web Services lançou suas ofertas de serviço iniciais. Durante esse período, a Microsoft, IBM, Oracle, SAP e outras também começaram a oferecer modelos de “pagamento conforme o uso”. Até que, em 2017, a Microsoft lançou sua oferta do Office 365 baseado em nuvem.

Hoje, uma grande porcentagem de empresas está executando seus negócios na nuvem e a receita relacionada deve ultrapassar US$ 250 bilhões globalmente este ano. O modelo de negócios SaaS, onde os aplicativos são entregues, mantidos e protegidos por meio da nuvem, revolucionou a forma como as empresas implementam e usam software de aplicativo. É seguro dizer que a computação em nuvem não é mais um nicho de negócios, mas a direção estratégica para cada provedor global de TI.

Independentemente do crescimento do mercado ou do ímpeto da computação em nuvem, existem cinco razões fundamentais para considerar o uso da nuvem para a maioria das suas necessidades de TI:

Acesse o poder ilimitado do computador
Teste e desenvolvimento são componentes críticos de seu modelo de negócios à medida que sua startup evolui e amadurece. Com uma solução hospedada, sua equipe de desenvolvimento não precisa se preocupar com interruptores de rede, discos de armazenamento, servidores e assim por diante. Não precisa se preocupar em ficar sem memória ou ter uma carga de trabalho “tombada”. Embora uma solução em nuvem precise ser configurada adequadamente para minimizar custos, você pode ter certeza de que a nuvem suportará a carga de transações de sua empresa – não importa o quão grande ela cresça.

Isso significa que sua equipe de desenvolvimento pode ativar um cluster e executar um ambiente de teste a qualquer momento. Você pode se concentrar nos produtos e serviços que está criando e entregando, em vez de se preocupar se sua infraestrutura pode dar suporte a estes esforços.

Promova a colaboração entre suas equipes

Com a nuvem, a colaboração e o trabalho em equipe com funcionários remotos podem se tornar uma realidade. Os documentos podem ser criados e editados em tempo real e o controle de versão é resolvido (as atualizações em tempo real dos documentos compartilhados residem na nuvem). Mudanças recentes nas preferências dos trabalhadores de trabalhar remotamente, junto com a pandemia global, estão acelerando ainda mais o esforço para tornar a colaboração em tempo real e contínua. A computação em nuvem é construída para esse tipo de mudança de paradigma.

Acabe com as dores de cabeça

O tempo e o esforço necessários para recrutar, treinar, motivar e reter uma equipe de TI competente são significativos e não podem ser exagerados. Escolher uma solução de nuvem hospedada significa que muitas funções técnicas serão cobertas pelo seu provedor de nuvem. Os engenheiros que fornecem recursos de hardware, garantem atualizações de software, adicionam rackspace e fornecem muitas outras atividades de TI, não estão mais em sua folha de pagamento. A maioria dessas responsabilidades recai sobre o provedor de nuvem, liberando você para se concentrar no crescimento de seus negócios e em outras prioridades.

Proteja os dados do seu cliente

Uma solução de nuvem hospedada oferecerá criptografia nativa da nuvem. Com a maioria dos acordos de nível de serviço, todas as transações de dados e dados armazenados são criptografados. Esse nível de segurança oferece credibilidade e garantia aos seus clientes sem exigir que você tenha uma equipe interna de segurança de dados.

Garanta a continuidade dos negócios

Até mesmo uma startup precisa ter um plano de recuperação de desastre em vigor no caso de falha de hardware, catástrofe natural ou outra situação imprevista. Esse plano precisa garantir uma maneira de recuperar dados, colocar os sistemas novamente online e comunicar-se claramente com os clientes afetados. Com uma solução de nuvem hospedada, as expectativas de mitigação de desastres são de responsabilidade do provedor de nuvem. Os sofisticados provedores de nuvem possuem planos de contingência detalhados para lidar com esses riscos e garantir a continuidade de seus negócios.

Recapitulando, há uma variedade de razões pelas quais as empresas optam por mover seus ambientes de TI para a nuvem. Mas, escolher colocar sua carga de trabalho na nuvem reduz a complexidade interna e libera tempo e energia para se concentrar na execução de seu plano de negócios. A Infraprime desenvolveu metodologia para suportar os negócios não só na transição para nuvem, como para a manutenção e o suporte operacional que garantem a longevidade das empresas.