10 nov Sua TI tem que gerar ganhos. Veja como…
Um estudo recente abordado no Canal Tech falou sobre um paradoxo pelo qual passa o mercado de TI brasileiro. A aceleração da Transformação Digital das empresas fez com que a oferta de oportunidades em Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – nos primeiros 4 meses de 2021 fossem superiores a todo o ano de 2020. Apesar de um bom indicador, essa oferta no setor de TI demonstra que empresas tem dificuldade em preenchê-las devido a:
- Alta rotatividade de colaboradores na área.
- Falta de motivação do profissional de TI.
- Exigência de certificações e experiência mesmo para cargos ‘iniciantes”.
- Estrutura enxuta: um profissional com várias responsabilidades diferentes.
- Déficit educacional: algumas universidades não acompanham a evolução tecnológica do mercado.
Quando a TI gera custos
A oferta de oportunidades (de acordo com o portal, são 70 mil ao ano) e a formação de apenas 46 mil profissionais, intensifica uma série de prejuízos para empresas: erros em projetos, dificuldade com prazos, baixa qualidade de vida de colaboradores, e outras dificuldades. Um estudo da HR Exchange Network avalia que o custo de uma contratação ruim (um colaborador) pode causar perdas anuais de até US$ 14 mil (contabilizando fatores como tempo de permanência na empresa, quantidade de treinamento necessária para suprir conhecimento, etc.).
Como fazer a TI gerar ganhos: primeiro cenário
Preencher as necessidades de TI nas empresas, e ao mesmo tempo lidar com o atual déficit entre o que a empresa precisa e o que os profissionais disponíveis oferecem requerem investimentos tanto no lado humano, como em processos e sistemas: melhorias salariais para o pessoal de TI, melhorias na ergonomia e no ambiente de trabalho, constante capacitação e certificação, treinamentos em atendimento e focados na experiência do cliente (interno e externo), gestão mais realista de prazos de implementação e maior alinhamento entre as necessidades em TI da empresa e o RH.
Faça um balanço do investimento necessário versus prejuízos de aprendizados do passado – e sua recorrência – para estabelecer projetos de mudanças culturais e de gestão da TI da empresa. Calcule o quanto isso evitará em multas, reengenharia de projetos e contribui para a experiência do cliente. Dessa forma, a TI passa a ser um departamento que protege sua renda.
No entanto, dependendo da necessidade da empresa, esse cenário não seja compatível, o que nos leva à segunda sugestão…
Como fazer a TI gerar ganhos: segundo cenário
Empresas que possuem uma estratégia ou uma verba enxuta podem eliminar a etapa de investimentos em RH, contratação, treinamentos e adotar a terceirização de TI. A prática de terceirizar as atividades e a infraestrutura de TI permite empresas darem um salto em qualidade, monitoramento e disponibilidade de seus serviços através de custos acessíveis e projetos de duração mais curta. Em um momento em que acelerar a transformação digital e vantagem competitiva – e mesmo questão de sobrevivência – é um cenário que você deve considerar. Por isso, fale com a nossa equipe e faça um orçamento para entender melhor os benefícios de terceirizar a sua infraestrutura de TI.
Evite vulnerabilidades com estratégias de TI proativas.
Conheça os pacotes e soluções da InfraPrime.
Faça um orçamento com nossa equipe e veja as vantagens.